terça-feira, setembro 30, 2008

A inveja

Quando pensamos que já nada nos afecta, quando achamos que somos fortes e já superámos o problema que nos atormenta, eis que sentimos cá dentro um bichinho verde da inveja a roer lentamente o nosso coração.
Quando nos consideramos imunes a qualquer evento, quando afirmamos não me faz diferença não ter filhos fazemo-lo com toda a certeza, quase como se acreditássemos nisso... mas quando recebemos a notícia de que mais um bebé vem a caminho e ainda não é o nosso, ouvimos perfeitamente o bichinho verde da inveja a roer com mais força o nosso interior. Nessas alturas sentimo-nos as piores pessoas do mundo... mas é impossível não nos sentirmos assim... Porquê?

sexta-feira, setembro 26, 2008

Morre lentamente - um poema de Pablo Neruda

Quem morre?

Morre lentamente
quem se transforma em escravo do hábito,
repetindo todos os dias os mesmos trajectos,
quem não muda de marca
Não se arrisca a vestir uma nova cor
ou não conversa com quem não conhece.

Morre lentamente quem faz da televisão o seu guru.

Morre lentamente quem evita uma paixão,
quem prefere o preto no branco
e os pingos sobre os "is" em detrimento de um redemoinho de emoções,
justamente as que resgatam o brilho dos olhos,
sorrisos dos bocejos, corações aos tropeços e sentimentos.

Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz com o seu trabalho,
quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho,
quem não se permite pelo menos uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos.

Morre lentamente quem não viaja,
quem não lê,
quem não ouve música,
quem não encontra graça em si mesmo.

Morre lentamente quem destrói o seu amor-próprio,
quem não se deixa ajudar.

Morre lentamente,
quem passa os dias queixando-se da sua má sorte
ou da chuva incessante.

Morre lentamente,
quem abandona um projecto antes de iniciá-lo,
não pergunta sobre um assunto que desconhece
ou não responde quando lhe indagam sobre algo que sabe.

Evitemos a morte em doses suaves,
recordando sempre que estar vivo exige um esforço muito maior
que o simples facto de respirar.

Somente a perseverança fará com que conquistemos
um estágio esplêndido de felicidade.

Achei que era um texto muito bom para partilhar com vocês e para aproveitar para desejar um óptimo fim-de-semana!!! Beijocas!

quarta-feira, setembro 17, 2008

Aulinhas!!!


As aulinhas já começaram! Já conheci os alunos da minha direcção de turma, os meninos do 5ºano. Se tudo correr bem, serão meus alunos até ao 9ºano... São tão queridos! Muito ansiosos com o primeiro dia, perguntam tudo, querem saber tudo, que giro! Olham para nós como se fossemos deuses e esperam que lhes transmitamos todo o saber e conhecimento do mundo... Pena que este sentimento não dure sempre, invariavelmente crescem, tornam-se adolescentes e começam a questionar o mundo de uma forma quase violenta. A vida é mesmo assim, já passámos pelo mesmo, não foi? Mas é sobretudo nestas alturas em que me apetece ser mãe...

segunda-feira, setembro 08, 2008

Uma semana


Já passou uma semana desde que vim de férias e parece-me que já consegui habituar-me à rotina do dia-a-dia... Quando se está de férias não há horários: acorda-se tarde, toma-se o pequeno-almoço ao meio-dia, almoça-se às três e janta-se muito, muito tarde, principalmente se se está em Espanha, onde os nuestros hermanos têm uns hábitos "horários" muito diferentes dos nossos... já para não falar nos hábitos alimentares, sinceramente não sei como os fígados espanhóis aguentam tanta gordura dos fritos e tanta cerveja! Agora estou em fase de desintoxicação, tenho comido saladinhas e sopinhas, não para manter a linha porque felizmente não preciso, mas sim para limpar o organismo de tantos atentados!

A semana que passou foi relativamente calma, neste momento pouco há dizer, estou um pouco ansiosa em relação às novas turmas que vou ter, talvez também um pouco curiosa para ver os meus meninos! Daqui a uma semana já começam as aulas - yupi! - e vou poder finalmente fazer o que gosto: ensinar! Sim, porque este trabalho burocrático do início do ano não é para mim! Deixo-vos com uma foto tirada durante as minhas férias, nas Astúrias, região lindíssima de Espanha, que aconselho vivamente a visitarem!

terça-feira, setembro 02, 2008

Back to life

Estou de volta depois de umas férias enormes! Viajei muito, vi coisas muito bonitas, comi que me fartei, bebi muitas cañas, passei bons momentos, mas o que é bom acaba depressa! Regresso à vida normal com boa disposição, na realidade não me custa voltar a trabalhar porque eu até gosto do que faço!
Recebi uma boa notícia: fomos aceites como pais adoptantes, já temos o certificado em casa e agora é só esperar pelo telefonema. Por isso, é como se estivesse grávida, embora esta gravidez vá durar um bocadinho mais do que os nove meses da praxe lol!
Ainda não tive tempo de cuscar todos os blogues, mas ao longo desta semana vou-me actualizar, prometo! Beijocas!