terça-feira, janeiro 13, 2009

O que é para mim a felicidade?

Numa aula do 7ºano, tive esta infeliz ideia de pedir aos meus alunos que escrevessem um texto sobre a felicidade. Disse-lhes quero que escrevam um texto com o tema o que é para mim a felicidade. Depois, tive uma ideia ainda mais infeliz vou escrever também um texto sobre a felicidade para depois ler em voz alta. Quando abri a página do Word é que pensei na infelicidade das minhas ideias. Quem me mandou abrir a boca e fazer de professora empenhada, quando agora tinha entre mãos um tema dificílimo e um texto para escrever? Como começar? É sempre complicado falar ou escrever sobre sentimentos, especialmente se esses sentimentos forem lidos em voz alta para um conjunto de alunos de doze anos. Como explicar o que é para mim a felicidade? Enfim, deixemo-nos de divagações e vamos ao que interessa.
A felicidade para mim não é uma coisa só, é antes um conjunto de acontecimentos ou momentos que me deixam muito feliz. Sou uma pessoa de prazeres simples, isto é, não preciso de muito para me sentir feliz. Há coisas que me deixam muito contente, feliz, até: um abraço profundo da pessoa que amo, o abanar da cauda do meu cão quando me vê, a gargalhada sincera de uma amiga, uma esplanada em frente ao mar num dia de sol, um bom prato de comida, um livro interessante e que prende a minha atenção até ao fim, uma aula divertida, com alunos simpáticos e amistosos, etc, etc, etc. Podia ficar aqui a descrever infinitamente todas as coisas que compõem a minha felicidade, mas não temos tempo. Tudo o que disse atrás me deixa muito feliz, mas deixa-me feliz apenas por momentos, talvez seja esse o mal. Não sou daquelas pessoas que dizem que estão sempre felizes, sou feliz, sim, mas às vezes.
Pronto, acabou por ser menos difícil do que julgava, abrir o meu coração e soltar as palavras. Agora já está.
Pela primeira vez vou lançar um desafio meu, original, e quero desafiar sete leitoras a escreverem sobre a felicidade e essas sete, por sua vez, desafiam outras sete, ok? Por isso, as primeiras desafiadas da blogosfera são: (agora é a vez dos tambores)
- Anna72
- Anita
- Micas
- Ceres
- Angel
- Maria Pereira
- Susana Pina
Mãos à obra, meninas! Vamos pôr essa veia artística a trabalhar! Beijocas :)

8 comentários:

Sandra Neves disse...

Pois para mim não existem pessoas felizes, existem momentos felizes que podem ser maiores ou menores, com mais os menos intensidade.
Um beijo e desejo de muitos momentos felizes e intensos.
Sandra

Micas disse...

...cofff...coooff....vem uma pessoa ver as novidades...e toma lá um desafio!! :-)

Obrigada! :-)
Está aceite e assim que possa...irei dar resposta, tá? :-)

Beijinhos,
Inês

*Anita* disse...

Obrigada pelo desafio :))
Vou escrever agora o que me faz feliz ihih Depois vai lá espreitar :))
Bjitos Anita e Ana Maria

Anna72 disse...

Bem... não sou muito de alinhar em desafios mas este parece-me interessante... e difícil!

Susana Pina disse...

Também acho que ninguém é feliz a 100%, se agora podemos estar felizes com algo que nos proporcione esse sentimento, logo depois podemo-nos deparar com o sentimento oposto por algo que nos possa acontecer na vida, por isso ache que também não existem pessoas felizes, mas sim momentos felizes na nossa vida, e posso exemplificar aqui alguns exemplos para que na minha vida existam momentos felizes e outros não. Seria mais feliz se tivesse comigo as pessoas que perdi fisicamente na minha vida. Estaria mais feliz se tivesse todos os meus sonhops realizados. estaria mais feliz se conseguisse vender a minha casa para poder fazer a outra que espera pelo dinheirinho da venda desta.
Estou feliz porque casei com o Homem da minha, que me ama e me respeita todos os dias e a todfos os minutos. Estou feliz porque tenho saúde e os meus familiares também. Estou feliz porque tenho emprego e dinheiro para me sustentar. Estou feliz porque tenho um tecto para morar...
Por isso amiga, acho que existem sempre momentos felizes e infelizes que não nos deixam totalmente feliz.
Bjs doces
Susana

Kitty disse...

Eu também sou feliz... às vezes!
:)
Beijinho

CS disse...

Eu a acabar de dizer ali ao lado que era um desafio inteligente que teve resposta inteligente e vim aqui ver a origem, mal sabia que também tinha sido contemplada por ele!
Beijinho

Anónimo disse...

archiving avoidable partisan evergreen pigment seeda powers firstmonday prescriptive appoint predictive
semelokertes marchimundui